21 de agosto de 2001, morre Bob Hewson

Em 21 de agosto de 2001, faleceu o pai de Bono – Bob Hewson, vítima de câncer.


A relação entre pai e filho foi sempre muito difícil, já que Bono foi uma criança bem agitada. Na adolescência, as coisas pioraram com a morte de sua mãe quando ele tinha apenas 14 anos. O clima na casa dos Hewson ficou cada vez pior.

Porém quando Bono começou a namorar Ali, ela acabou por lhe dar apoio e conforto. Ao mesmo tempo, ele podia soltar toda a sua raiva e revolta nas suas performances no palco, no início da trajetória do U2.

Bob Hewson era funcionário dos correios e veio de uma família de classe operária, que incluía um irmão mais velho, dois irmãos mais novos e uma irmã. Quando não estava trabalhando, ele gostava de jogar críquete e ouvir ópera. A sua frustração foi não ter seguido a carreira de músico, o que acabou acontecendo com o filho. Bob nunca chegou a dizer claramente que tinha orgulho do filho, mas Bono podia sentir.

Certa vez, na década de 80, Bono levou o pai a Nova Iorque para assistir a um show do U2. Enquanto Bob assistia ao evento, Bono ficou pensando no que o pai estaria achando de tudo aquilo. No final do show, Bono se virou e viu o pai nos bastidores do palco e ao se aproximar lhe estendeu a mão em cumprimento. Bono ficou satisfeito.

Bob Hewson: “Eu me lembro de um dia em que eu disse para ele claramente: ‘Eu espero que você compreenda que isso pode ser muito passageiro. Em seis meses você pode ser esquecido. De tudo o que eu sei sobre o rock e a indústria do entretenimento, é isso o que acontece. Você está por cima e amanhã você já era’. Ele me disse, ‘Pai, se isso acontecesse com a gente eu aceitaria totalmente. Eu estou preparado. ’ Agora se ele está preparado ou não, eu não sei. Acho que houve uma mudança nos últimos anos. Eu me lembro quando eles começaram… Eu podia te dar uma ideia, eu tenho uma carta que ele me escreveu.” **

No começo foi difícil. Bob chegou a impor que se o U2 não fizesse sucesso, Bono teria que arrumar um emprego de verdade pra se sustentar. Para sorte dele (e nossa), a banda conseguiu se destacar logo com o álbum ‘Boy’.

Um momento especial do inesquecível show em Slane Castle, que ocorreu na semana em que Bob morreu, foi o discurso de Bono agradecendo ao pai e aos pais dos outros integrantes por terem emprestado 500 libras pra eles poderem ir a Londres assinar um contrato no início da banda. Sem a ajuda deles, o U2 não teria trilhado esse mesmo caminho.

Mesmo quando Bob foi diagnosticado com câncer, ele meio que tentou deixar Bono de fora. Foi Norman, irmão de Bono, que assumiu o papel principal. Mas quando ele começou a adoecer rapidamente, o U2 estava no meio da ‘Elevation Tour’. Bono poderia cancelar todos os shows para acompanhar seu pai, mas não fez. Ele manteve todas as datas e todos os dias voava de volta à Dublin para passar a noite ao lado da cama do pai.

Edge: “Ele poderia ficar alguns dias no hospital e depois voltar para a estrada. Foi muito difícil pro Bono. Eu realmente senti por ele. Eu acho que os shows quase se tornaram uma oportunidade pra ele soltar as emoções”. *

Bono: “Eu estava lá para suas últimas palavras. Foi um último ‘Foda-se!!’. Eu estava sentado ao lado dele no meio da noite e ouvi um grito. Então eu chamei a enfermeira. Ele estava suspirando algo, então colocamos nossos ouvidos perto da sua boca. Ela disse: ‘Bob, você está bem? O que você está dizendo? Você precisa de algo?’ Ele disse: ‘Você poderia se f… e me tirar daqui. Este lugar é como uma prisão. Eu quero ir pra casa’. Não muito romântico, mas relevante. Eu tive a sensação que ele não somente queria sair da sala, mas também do seu corpo. Isso aconteceu não muito tempo depois”. *


 Larry: “Óbvio que as pessoas estavam preocupadas com ele, mas ele estava controlado. Nós estávamos dando cobertura à ele o máximo que podíamos. Bono é um indivíduo complexo e muitas pessoas não seriam capazes de fazer o que ele fez. É um sinal de sua força e caráter, e ele conseguiu seguir em frente. E eu sei que era isso o que Bob gostaria e eu acho que Bono sabia também”. *

Adam: “Foi muito difícil enterrar Bob e depois tocar em Slane. Eu tenho que dizer. Nós estávamos de volta à Dublin para fazer os maiores shows de toda turnê, duas noites no Slane Castle para mais de 180 mil pessoas (…) Eu sou uma pessoa bem diferente do Bono, minha química é diferente. Eu me senti muito vulnerável. Eu senti que não tinha uma armadura, então foi um show difícil. Mas deve ter sido muito mais difícil pra ele”. *

‘Sometimes You Can´t Make It On Your Own’ é uma música que tinha sido feita há algum tempo, mesmo antes da morte de Bob Hewson. E foi escrita sobre ele mesmo. Bono cantou uma versão desta música durante o funeral do pai, mas ainda não estava completa da forma como conhecemos. A música só foi lançada no álbum ‘How To Dismantle An Atomic Bomb’.

Ainda homenageando o pai, Bono ilustrou o livro ‘Pedro e o Lobo’ ao lado das filhas. O projeto foi desenvolvido para apoiar o tratamento de pacientes terminais. O livro é uma espécie de agradecimento aos médicos e enfermeiros que cuidaram de Bob. A renda do livro é em benefício da Irish Hospice Foundation, organização sem fins lucrativos que dá essa atenção especializada.

* Livro U2 BY U2
** Livro U2 -At The End Of The World

Texto: Fernanda Bottini

Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

2 comentários:

  1. Não sabia desses detalhes a respeito da morte do pai do Bono. Obrigado pelo contéudo. :)

    ResponderExcluir
  2. Sobre a morte do pai de Bono eu sabia esabia que ele fez esta cancao em homenagem ao pai, mas os detalhes de como a Banda se iniciou eu nao tinha visto em video, eu tenho o Dico original BOY

    ResponderExcluir