Por dentro da Innocence + Experience Tour com Bono e Edge

Cerca de 25 horas antes do início da Innocence + Experience tour no Rogers Arena, em Vancouver, Bono está sentado em um sofá nos bastidores perto de Edge. Ele está brincando com um laptop e olhando para um CDR gravado em um recente ensaio da turnê. Adam Clayton entra, entrega-lhe uma xícara de chá e, em seguida, desaparece. Neste cenário a Rolling Stone tem apenas 20 minutos para conversar com Bono e The Edge.
.

Porém Bono não é um homem conhecido por sua brevidade, das 21 perguntas preparadas somente oito são feitas. Mas a banda consegue sobre vários assuntos.

Quando vocês começaram a esboçar ideias para essa turnê, quais eram seus objetivos? O que vocês querem realizar?
The Edge: Eu acho que nós decidimos bem cedo que queríamos começar em locais menores e ver como nos sentimos. Em seguida, foi realmente apenas uma questão de "Se vamos tocar em arenas e fazer algo que contraste com a última turnê (a gigantesca 360º Tour), o que é que vai ser?" O local escolhido foi a primeira consideração. O que podemos fazer que é exclusivo para esse espaço?

Bono, e você?
Bono: É uma espécie de desafio para nós, para nós mesmos, tivemos essa idéia de que devemos tocar as primeiras canções sob uma única lâmpada. Essa era uma disciplina desde o início. Nós não estamos sendo literal sobre isso agora, mas é simbólico. Nós tomamos isso como um símbolo através do show. A lâmpada é um símbolo da vida íntima de todos. As vidas do seu quarto. As vidas da sua cozinha. As vidas longe dos holofotes. Dez Cedarwood Road e sala em  Cedarwood Wood tinha uma lâmpada sem tampa porque eu pensei que era legal na época. Esse lugar é a incubadora de ideias, a incubadora de primeiras músicas, a incubadora do início das ambições para acompanhar as mulheres de casa para a escola e conspiração para vê-las no fim de semana.

Todo mundo é formado nesses espaços. Eu tenho dito por anos que megalomania não era necessariamente inata comigo. Ela sussurrou em meu ouvido por John Lennon, Bob Dylan, mais tarde, Joe Strummer. A ideia de que suas ideias podem ter algum valor para os outros, em sua essência, é arrogância. É aí que tudo começou para mim, foi sob essa lâmpada.

Eu acho que o desafio ao criar uma turnê como esta é fazer algo diferente. Deve ter sido difícil pensar em algo novo e fresco.
The Edge: Novo, fresco e acessível foi a coisa que queríamos tentar e fazer. Em algumas reuniões iniciais realmente foram empurrando o envelope do que era possível. Tivemos todos os tipos de quartos infláveis flutuando em torno da arena, algumas ideias malucas. É engraçado como elas sempre parecem funcionar para nós que nos permitimos pensar sem quaisquer restrições, e lentamente no processo de tentar obter o mais prático, você acaba com algumas das mesmas ideias. Por exemplo, o quarto ainda está lá. Não é um quarto flutuante. É agora parte da tela divisora que nós usamos.

A primeira coisa era para permitir que a imaginação corresse solta e, em seguida, começar traze-la de volta. Então, as coisas começam a aplicar práticas como: "Quanto peso pode suporta o telhado de um local?" Estamos erguendo todo o PA, nós estamos erguendo esta tela grande. Nós estamos indo à enésima potência absoluta do que é possível.

Ao pendurar os alto-falantes uniformemente por todo o local, você tem um som muito melhor do que qualquer coisa que eu já ouvi.
The Edge: Nós quebramos nossa cabeça se perguntando por que isso nunca foi feito. É uma ótima maneira de lidar com o som em um local. Todo mundo até este ponto, nós incluídos, sempre colocam todos os alto-falantes em uma das extremidades, do palco, e explodem todo o som no comprimento do local. O que estamos fazendo com esse show é seguir o contorno da circunferência do edifício e colocar os alto-falantes acima das pessoas. Todo som é oferecido ao mesmo tempo, para que você não tenha nenhum problema de alinhamento de tempo com outros alto-falantes.

Bono: Não tem alguns algoritmos de som envolvidos?

The Edge: Não. Não tem que ser.

Bono: Tem certeza?

The Edge: Yeah!

Bono: Algumas pessoas pensam que soa 20 por cento melhor do que qualquer sistema de som em uma arena. Se estamos tocando merda, isso não vai importar. Você só vai ouvir a merda mais claramente.

The Edge: É realmente porque os alto-falantes são tão perto de você que não há alinhamento de tempo necessário. Basicamente, dá a todos o som ao mesmo tempo.

Você pode falar um pouco sobre como dividir a arena em dois com as telas de LED e a filosofia por trás disso?
Bono: Essa é uma experiência que nós realmente só vamos saber amanhã, pela primeira vez. Mas somos uma banda muito divisiva me disseram, embora um dos grandes críticos de música, Robert Hilburn, disse: "A grande coisa sobre um show dos Rolling Stones é que você começa a se sentir bem sobre quem você é. A grande coisa sobre um show do U2 é que você começa a se sentir bem sobre quem está ao seu lado".

Nós temos uma coisa unificadora dentro da nossa audiência, mas fora do Madison Square Garden pode ser difícil ser um fã do U2, porque estamos por aí a longo tempo. Nós provocamos sentimentos muito fortes nas pessoas. As pessoas ou nos amam ou detestam. No último álbum, No Line on the Horizon, uma canção chamada "Cedars of Lebanon", há uma linha que diz: "Escolhe os teus inimigos com cuidado, porque eles vão te definir. Torne-os interessante." Isso é porque eles vão estar com você por toda a sua vida. A ideia central por trás da Innocence + Experience tour é esse movimento de "nós e eles" para "não há eles, somente nos".

Quando éramos mais jovens os nossos inimigos foram claramente desenhados, muito visíveis para nós. Eles eram muito real, não eram imaginários. E nos organizamos contra eles, se isso seja com a Anistia Internacional ou com grupos anti-apartheid. Conforme você envelhece, você começa a descobrir que o maior inimigo que você vai encontrar em sua vida é muitas vezes você mesmo. Você é o maior obstáculo em seu próprio caminho. De repente, em seguida, a paisagem muda. Eu não sei quem escreveu a frase "Eu encontrei meu inimigo e é parcialmente certo", mas é uma grande linha. É um título do livro. Quando não está claramente definido "nós" e "eles", o mundo muda de forma. É mais difícil de negociar. É realmente a sua própria hipocrisia na mira. Nós começamos essa jornada com Achtung Baby e Zoo TV. Ele continua hoje, mas o que aconteceu recentemente é que eu, pessoalmente, tenho revisitado os dias monocromático, preto-e-branco, porque eu sinto falta daquela pessoa.

Vou dar-lhe uma letra de [próximo álbum do U2] Songs of Experience. "Eu estava vivendo uma mentira. Eu estava chamando-a de um compromisso. Eu estava fazendo maus negócios na frente dos olhos de todos. Acordos agora todos negam. Eu estava dando provas no tribunal de os desejos do coração, documentos falsificados, virtudes jogadas no fogo . Às vezes eu desejo ser um idiota e você não fosse tão inteligente. Superar a cabeça irá sempre superar o coração". O refrão diz: "Conduza-me da maneira que eu deveria ir. Eu estou ficando sem chances para explodir. Isso é o que você me disse e você deve saber. Guia-me da maneira que eu deveria ser. Desvendar o mistério do coração e sua defesa. Na manhã após a inocência". A música se chama "The Morning After Innocence".

Em seguida, ele vai, "É essa a sua caneta? Marinho com um bico de ouro. Você pode escrever seu nome de novo e fazer tudo o que foi dito em 10 Cedarwood Road. Eu sou seu eu mais velho, a música de experiência. Eu vim para pedir a ajuda de sua música da inocência. Guia-me pelo caminho que devo seguir. Eu estou ficando sem chances para explodir. Isso é o que você me disse e você deve saber".

Assim, o mais velho está chegando e perguntando ao mais novo por esperança. É interessante. É um reverso. Que acontece neste show. O que acontece neste show é as arengas mais jovens independentes, assedie, o auto mais velho. Isso é o que nós estávamos praticando lá fora, tentando descobrir em "Bullet the Blue Sky". O cara que costumava ser nas barricadas em preto e branco vem até o cara que está do outro lado das barricadas e diz: "O que você está fazendo aqui?" Ele diz: "É preciso toda a gente. É preciso dos azuis, dos verdes, do eu, de você". Ele vai para este discurso retórico. Essa é a dialética no coração da turnê do ponto de vista lírico.

Em seguida, a partir de uma perspectiva visual, você tem analógico vs. visual. Musicalmente, você tem a simplicidade do trio, a banda de rock, e, em seguida, chega a uma coisa mais eletrônica em Experience. Desculpe. Você provavelmente iria se arrepender fazendo essa pergunta.

Você pode me dizer o processo de montar o set list e como você ordenar as músicas?
The Edge: Essa é uma pergunta muito complicada, particularmente para o que estamos fazendo aqui. Há um monte de consideração. Ele queria ter uma ampola sobre o palco para os primeiros números, que se apresentava como U2 despojado de volta no momento inocência da banda, referindo-se naqueles primeiros anos, onde se formou e influenciada pela música do final de 1970 e início de 1980 , pós-punk e música punk. Esse era o nosso ponto de partida, para abrir o show. Em seguida, era como, "OK, para onde vamos a partir daí?" Tem sido um processo de tentar avançar além dessa primeira fase do programa e trazê-lo a uma conclusão que nos sentimos como se poderia assiná-la e acreditar nela. Temos um monte de músicas de diferentes épocas. É engraçado como você toma uma velha canção, mas em uma parte diferente do conjunto, e de repente tem um novo significado.

Os fãs de alguma forma tem suas mãos em alguns setlists de ensaios e que você está tocado "I Will Follow" e "Out of Control". Suponho que isso é o início do show com o início da banda.
The Edge: Esse é o pensamento. Isso funciona. É um ótimo lugar para começar, como em alguns dos nossos primeiros shows em clubes em Dublin. Um que nós tocamos chamado de McGonagle, por isso, dizer que este é o momento McGonagle do show. Claro, isso não poderia ser mais simples para encenar. Em seguida, aproveitar essas peças incríveis de hardware que temos construído para o show. Ele fica muito legal e muito psicodélico e surreal, e, depois, levar para outro lugar novamente. Há quatro fases diferentes dentro do show de diferentes sentimentos. Então nós estamos amarrando todas juntos. Fazer o arco emocional do trabalho é o verdadeiro desafio.

Bono: Ao olhar para o hardware, o que é ótimo nisso é que ele não é tão intrusivo quando apagado. Você pode ver através dele. Você pode ser perdoado por pensar, "Este é um longo caminho de punk rock". Mas o que estava no coração do punk rock para nós era o desejo de comunicar numa base de igualdade com o seu público, o que significa que não há divisão entre você e as pessoas que vêm para vê-lo. De fato, nós terminamos em nosso público uma grande parte do tempo. Nós terminou para dormindo nas casa das pessoas e elas nos nossos quartos. Isto é democracia.

Iggy Pop era sempre o performer final para mim. Aquele cara não estava satisfeito, em tudo, com apenas estar no palco. A quebra da quarta parede tem sido o tema de todos os shows do U2. Que remonta a correr para esse público em Los Angeles com uma bandeira branca e, bizarramente, terminar em uma briga, no nosso próprio público, com a bandeira da não-violência. Acabei perdendo minha cabeça. Era patético. Mas, para o desenvolvimento do palco B, o palco satélite, fomos os primeiros a fazer isso. Então, em vez de olhar apenas o reforço de vídeo, que novamente nós começamos cedo com a Zoo TV e depois com Popmart, no próximo nível. Todas essas inovações sairam de pensar, de volta em 1979, "Não há eles, só nós". Fazer o banco de trás do salão o melhor lugar é o seu dever como um performer.

A sua incapacidade de tocar violão isso muda alguma coisa? É difícil de tocar "One" agora, porque você sempre tocou nela?
Bono: Você sabe, eu sempre penso que voualém quando toco nela. Eu sei que estamos rindo que a banda não parece sentir falta do meu violão, mas eu não perco muito no palco. Eu sinto falta fora do palco. Eu perco isso agora. Eu perco isso no vestiário. Eu sinto falta quando você quer escrever alguma coisa e você não pode ouvir o que está em sua cabeça. Temos Terry World também. Terry [Lawless] está lá em baixo tocando teclado ou ele vai fazer alguma coisa para cobrir. Ontem nós tocamos "Mysterious Ways" apenas com violão. É muito divertido. Isso funciona.

Eu vi uma lista de 43 músicas que você ensaiou. Quanto o show vai mudar da primeira para a segunda noite em uma cidade?
The Edge: Temos que ter um show que nos faça feliz e então vamos descobrir isso.

Quão diferente você acha que o show vai ser de algumas semanas ou meses a partir de agora?
Bono: Eu estava pensando hoje na passagem de som que não temos muito de uma seção acústica. Gostaria muito em uma segunda noite para considerar fazer 30 minutos acústico, por que não? Quantas músicas você disse que nós ensaiamos?

Eu vi uma lista de 43.
Bono: Edge, você diria que isso é verdade?

The Edge: Eu já passei por 60 canções para a turnê. Eu não tenho tocado todas com a banda. Eu tenho 60. Eu contei. Eu noto ele tocando violão. Particularmente, perdê-lo quando eu tenho que fazer um solo e não há Bono lá para me apoiar. É como, "Oh merda. Isso é uma coisa completamente diferente".

Bono: Se você ouvir um monte de grupos na década de 1970, Edge, eles não têm muito apoio. Mesmo o Who. Ela coloca mais ênfase no baixo, mas obrigado por dizer isso. É muito bom.


Fonte: Rolling Stone

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ 

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário