Entrevista de The Edge e seu pai para a revista Rotarian

A revista The Rotarian na sua edição de maio traz uma entrevista com The Edge e seu pai, infelizmente coincidindo com a morte de John Garvin Evans.
.

O U2 está em casa. É sexta-feira, 27 de novembro, duas semanas após os ataques terroristas em Paris. Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. estavam em Paris naquela noite terrível ensaiando no palco para se apresentar na noite seguinte. No entanto, tiveram que deixar o local. A banda sempre foi conhecida por seu ativismo político e social, e as mensagens de suas canções contra a guerra e o terrorismo. Nesta noite, esses tópicos são particularmente relevante.

Na 3Arena milhares de fãs felizes se amontoam na pista. Eles estão bebendo cerveja e incansavelmente animados enquanto esperam seus heróis locais, que estão fechando sua iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour de seis meses, tomar o palco. Quando a abertura melancólica "Oh, oh, oh" denota o som de "The Miracle (de Joey Ramone)", seguido do riff de guitarra ardente e proeminente de Edge, a multidão vai à loucura.

O pai do guitarrista, John Garvin Evans, 84, estava na arena para ouvir seu filho tocar o primeiro dos quatro shows em Dublin, e estará aqui novamente para o que seria o último show da turnê do U2. (A banda voltou a Paris para dois concertos reprogramados.) No dia seguinte, Evans, um tenor, estará cantando em uma produção local de Messiah.

Evans é um grande fã, não só do U2, mas de Handel, hinos galeses, golfe (ele é membro honorário do Royal Dublin Golf Club), o verdadeiro clarete, e das terças-feiras, "quando três ou quatro de nós vamos a um pub e bebemos uma Guinness". Ama seus três filhos, seis netos e dois bisnetos. É secretário da Igreja Presbiteriana e canta no coro. Também é membro há muito tempo do Rotary e o motivo do The Rotarian visitar Dublin: conversar com ele e seu filho sobre o que eles têm em comum e como eles têm inspirado um ao outro para tornar o mundo um lugar melhor.

Frequente colaboradora rotariana, Julie Bain, se encontrou com eles no Hotel no centro de Dublin. Evans, nascido em Gales do Sul, mostra um pouco da cautela galesa, como seu filho, que nasceu em Londres, em 1961, antes de seus pais se mudaram para Dublin em 1962. (Sua mãe, Gwenda, morreu em 2012.) O dois não se abraçam, mas são claramente carinhosos e amorosos. Aqui, eles falam sobre os problemas que são mais significativos.

sobre as prioridades da Irlanda

EVANS: Nunca esqueci meu primeiro dia em Dublin. Cheguei em uma manhã de sábado. Antes do almoço, tinha comprado uma casa (no subúrbio norte de Malahide), sujeita à aprovação da minha esposa, que ela deu. E então eu fiz o importante e fui olhar o campeonato de golfe do leste da Irlanda em Baltray. E digo, não demorou muito tempo para nos integrarmos.

THE EDGE: Sem dúvida, Dublin é a minha casa. É bastante surpreendente que ainda posso voltar para a casa onde eu cresci. Isso é uma grande reflexão sobre o povo irlandês, porque realmente não compram esse sistema de celebridade. Você é uma pessoa de integridade e tem um senso de humor? É divertido? Essas são as coisas que são importantes para os irlandeses, e não o tamanho de sua casa ou o carro que tem. Os irlandeses nunca nos permitiriam ser mais importantes do que realmente somos.

EVANS: Dave nasceu, com um sorriso no rosto e estava muito curioso sobre tudo. Ele não mudou muito.

THE EDGE: Nós todos acabamos à deriva ao longo do tempo, mas o quão saudável é continuar sendo puramente o mesmo, ou seja, a mesma pessoa que você era quando criança. É a consistência. Eu coloquei um grande esforço para não deixar que o sucesso da banda de alguma forma prejudicasse os meus valores ou ideias. Tentamos evitar excessos. E se você foi abençoado, você faz o que pode para voltar.
sobre o ROTARY

EVANS: Voltando aos anos 50, o tio de minha falecida esposa era um rotariano e conseguiu para Gwenda ir para um programa de intercâmbio na Suécia. Descobri um pouco mais sobre o Rotary naqueles dias e tornou-se intrigante. Então, quando cheguei em 1968, quando Edge tinha apenas 7 anos de idade, para se juntar ao jovem clube, que seria conhecido como North Rotary Club, me joguei nele.

Sou, infelizmente, o único membro fundador do clube ainda vivo. Fui duas vezes presidente do clube, tendo conquistado dois prêmios Paul Harris, servi como oficial de extensão de distrito Rotarac e dois anos antes como secretário distrital do Rotary da Irlanda, quando Verity Swan se tornou a primeira governadora distrital do Rotary da Irlanda. (Os outros dois filhos de Evans, Richard e Gillian participaram de intercâmbios juvenis notários de curto prazo).

THE EDGE: Eu estava ciente do Rotary, mas era bastante ignorante sobre o que estava acontecendo. Sabia que meu pai usava esse pino bonito na lapela ocasionalmente. Você escolhe os boatos conforme vai crescendo, e entendi com a passagem do tempo que tinha a ver principalmente com atividades de caridade e sensibilização da comunidade e esses tipos de atividades de empresas sociais.

O meu envolvimento com o mundo da filantropia e ativismo começou através da banda. Tendo alcançado algum nível de sucesso, tivemos a plataforma e a oportunidade de fazer as coisas. Foi um impacto muito agradável ver como o meu mundo e meu pai tinham fechado em um círculo quando descobri que a Fundação Bill e Melinda, que a nossa banda está associada há algum tempo, era associada com o Rotary na luta contra a poliomielite. De repente, tive um sentido completo do que a era Rotary. Fui jantar com meu pai (em honra dos seus 40 anos no Rotary) e naquela noite eu vi o nível de compromisso e o imenso valor do Rotary. Foi quando eu realmente entendi.

EVANS: Quando eu era garoto estava muito consciente dos perigos da poliomielite. Todos os verões no país de Gales, havia um temor. Quando Dr. Jonas Salk desenvolveu a sua vacina, fomos capazes de enfrenta-la. E mesmo assim você tinha que levar as pessoas. Isso é o Rotary.

sobre a Filantropia

THE EDGE: Isso é difícil de diferenciar o ativismo e a filantropia, porque se você entregar o seu tempo ou o seu dinheiro, você quer tirar vantagem da plataforma é obter os melhores resultados. Para mim, muitas vezes acaba por ser relacionado à música, obviamente. E muitas vezes é muito pessoal. É por isso que após o furacão Katrina co-fundei uma nova instituição de caridade chamada Music Rising, que foi focada em preservar a cultura musical de Nova Orleans.

Conheci muitos músicos dessa área e fomos capazes de fazê-los voltar ao trabalho com equipamentos e instrumentos. Em seguida, a fase seguinte foi focar nas escolas e igrejas. Em seguida, definir um novo curso de estudo na Universidade de Tulane focado na música da região, da qual sou extremamente orgulhoso. É um projeto de legado, isso significa que as grandes tradições musicais estão sendo documentadas e entendidas de um modo muito mais profundo.

EVANS: A propósito, tive a interessante experiência de jogar golfe com Bill Clinton em 2009. Nós compartilhamos um carrinho e conversamos sobre o Music Rising. Ele estava muito consciente disso e muito impressionado porque disse que costumava ir a Nova Orleans na sua juventude e tocar com os músicos. Assim chegou a níveis presidenciais! Nunca se sabe.

sobre a Música

EVANS: Eu sou um tenor, e até mesmo cantar no coro, mas não faço tanto trabalho solo como antes. Mas realmente gosto da maioria dos tipos de música, além do country e western. E música tradicional irlandesa, não sou louco.

THE EDGE: Lembro do meu crescimento, foram um par de excelentes experiências musicais que eu associo com a minha casa e os meus pais. Tivemos um piano e um aparelho de som na sala de estar, por isso, a sala estava cheia com música todo o tempo. Tivemos uma coleção de álbuns clássicos do meu pai, alguns grandes discos de Frank Sinatra e algumas coisas escuras como Herb Alpert. Em seguida, a uma certa idade, com meus irmãos começamos a adquirir um par de nossos próprios LPs. Nossas primeiras compras foram os Beatles. Nós compramos  Hard Day’s Night y Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Essas foram as primeiras influências que eu associo na minha casa.

Outra coisa que traz um grande impacto foi a música sacra. Tivemos um conjunto decente de vozes em nossa igreja presbiteriana em Malahide. Mas quando voltei com os meus pais ao País de Gales, fomos para a capela e tivemo a experiência de ouvir todo um cantando de hinos galeses congregação em uma perfeita harmonia de quatro partes. Eu literalmente tenho arrepios porque era incrivelmente poderoso.

sobre o Câncer

THE EDGE: Muitas pessoas não sabem que a minha filha mais nova foi diagnosticada com leucemia quando tinha 7 anos. Há algumas coisas pessoais que simplesmente não queremos levar para a vida pública. Naquele tempo, era extremamente difícil para a família, e não queria adicionar qualquer tipo de cobertura da mídia sobre o assunto. Nós conhecemos muitas famílias em situações muito piores. As chances para a nossa filha sobreviver eram muito altas. Mas, mesmo assim, foi um calvário. Tinha muita quimioterapia por um longo período de tempo.

Quando seu filho está doente, como pai, a primeira coisa que tentamos fazer é entender completamente o que está acontecendo. Então eu mergulhei na ciência do tratamento do câncer. Corri para a Fundação Angiogenesis por um amigo que me contou sobre William Li, o CEO. Assim, inicialmente, era apenas para fazer mil perguntas ao Dr. Li sobre tudo o que sabia sobre o tratamento do câncer e como os inibidores de angiogênese poderiam ser parte de uma cura. (A nova classe de medicamentos contra o câncer priva os tumores cancerígenos de oxigênio e nutrientes ao bloquear a angiogênese, o crescimento dos vasos sanguíneos)

Com o passar do tempo, fiquei cada vez mais impressionado com o que estavam fazendo e decidi ser um membro do conselho. Fiquei lá por quase 10 anos. Cerca de 100 medicamentos estão em desenvolvimento e pesquisa agora. É uma revolução na medicina.

EVANS: Eu sou uma consequência disto, porque tenho câncer durante os últimos 10 anos. E tive quimioterapia ontem.

THE EDGE: papai está aqui em parte pela revolução no tratamento da angiogénese.

EVANS: Absolutamente. Tive, deixe-me ver, câncer de cólon, câncer de fígado duas vezes, o câncer de pulmão, e no momento, câncer pleural. Estou vivendo com ele. Tenho sorte que as drogas anti-angiogênese que estou tomando estão contendo o câncer, e tem poucos efeitos colaterais.

sobre a Paternidade

THE EDGE: O que acontece em uma relação pai-filho muitas vezes, a criança não faz exatamente o que você disse, mas imita o que viu. O instinto do meu pai para a filantropia, pelo ativismo e compromisso, teve um efeito sobre mim. E, definitivamente, ele influenciou o que faço e digo aos meus filhos. Quando se trata de técnicas de filosofia infantil, é engraçado ver os ecos de minha mãe e meu pai refletidos em mim. Eu reconheço essa influência em pequenas e triviais coisas. É o momento em que se cristaliza e pensar: "Nossa! Há uma linhagem, uma herança aqui, e sou parte disso".

EVANS: Bem, com Gwenda, nunca fomos pais vitorianos. Quando The Edge queria escolher a banda acima da escola, nós conversamos sobre isso e disse: "Deixe-o fazer, vamos deixar que sai do seu sistema. Se funcionar, ótimo. Se não funcionar, pelo menos, você não pode olhar para trás e dizer que frustramos suas ambições". Portanto, ficamos muito tranquilos sobre o assunto. Acho que poderíamos resumir a nossa abordagem com estas palavras, como o conselho a todos os pais: Não detenha os sonhos de seus filhos, eles podem ser realizados.


Fonte: U2News

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ 

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário