Tradução do livro “U2 Show” – Parte 17

GREG PERLOFF, promoter de shows do U2 na Califórnia, incluindo o de San Francisco na Joshua Tree tour, onde o Bono grafitou "rock´n´roll stops the traffic" em um monumento e quase foi preso. Ele fala sobre suas experiências com a banda.
.

"Na noite em que falei com o Bono pela primeira vez - quando eles abriram para a G.Jeils Band em São Francisco, na primavera de 1981 - ele me disse "Eu tenho a visão, eu tenho a energia, eu tenho o comprometimento. Nós vamos ser a maior banda de rock do mundo". Eu pensei "ai meu Deus"...Digo, esse cara estava numa banda de abertura que ía tocar numa arena de 8.000 lugares...Mas ao invés de achá-lo exibido, vaidoso, eu olhei pra ele e pensei "não vou duvidar". Quer dizer, eles eram apenas um número de abertura. Se qualquer outro tivesse dito isso você simplesmente diria "que isso cara, cai fora daqui". Ninguém jamais criou uma sonoridade como a do U2. Não conheço uma banda sobre a qual alguém já tenha dito "bem, eles se parecem com o U2". Pense nisso."
.

"Eu lembro de um show que fizemos juntos no Cow Palace que me trouxe lágrimas aos olhos. Eles chamaram um garoto pra tocar com eles Knockin on Heaven´s Door, do Bob Dylan. Lá estava um garoto de 20 anos de idade cuja vida estava a ponto de mudar. Ele subiu ao palco, e Bono falou sobre as possibilidades de sonhar. Que se você acredita em si mesmo e acredita que pode fazer grandes coisas nesse mundo, as coisas podem mudar. Ele foi muito eloquente. Então eles trazem esse jovem para o palco, e o Edge ensina a ele a progressão de 3 acordes, bastante simples. O rapaz está tão nervoso que durante os primeiros 8 compassos ele não consegue tocar direito, mas logo a seguir ele vai melhorando. Lá está ele no palco, na frente de 15 mil pessoas, com o U2, e o Bono para de cantar e então o Edge, bem devagar, dá alguns passos para trás e para de tocar, então você tem o baixo, a bateria e somente o garoto, tocando. E por pouco tempo, talvez por uns 8 compassos, eles simplesmente mostraram para todo aquele público o que acontece quando você tem força de vontade pra tentar fazer algo. Foi uma das experiências mais extraordinárias que eu já tive em 30 anos nesse negócio. Posso dizer a vocês que, se isso me afetou tão profundamente, pense no que isso fez para aquele rapaz e aquele público. Agora, se você tivesse o poder pra fazer isso... Quantas bandas podem tentar algo como isso e se darem bem? Quantas bandas podem entreter, ensinar e se posicionar a favor de coisas positivas nesse mundo, tudo ao mesmo tempo?" Eu não falo sobre essa banda do mesmo jeito que falo sobre as outras. Ninguém jamais criou uma sonoridade como a do U2".



IAN WILSON, foi produtor da Rádio 2FM de Dublin, grande apoiadora do U2 desde o começo.
.

"Eu lembro de encontrar com o Bono em 1978. Ele me perguntou sobre esse cara, Paul McGuinness. "Você o conhece, não é? Como você o considera? Eu disse,"Bem, ele é um operador muito arrojado, Paul. Então entre nessa com os olhos bem abertos, não se deixe enganar por qualquer conversa fiada, e ele fará um ótimo trabalho pra vocês. Ele é um homem esperto, mas não sejam muito ingênuos quanto a isso, garotos!" Dave Fanning, que estava numa rádio pirata naquela época, começou a tocar a nova música irlandesa, e uma dessas bandas era o U2. Eles tinham recentemente gravado uma fita demo, e ele estava tocando na rádio e dando apoio a eles. Então de repente o Paul McGuinness me telefona e diz "Nós vamos gravar um single. Ainda não decidimos qual música colocar no lado A". Acertamos então que, durante a semana, nós iríamos tocar as três músicas, e pediríamos aos nossos ouvintes para nos mandarem postais com a sua música escolhida, e uma semana mais tarde nós divulgaríamos qual estaria no lado A e qual no lado B. Então nós tocamos e as pessoas votaram. Eles escolheram Out of Control. O single foi lançado, e foi um enorme sucesso na Irlanda."
.

"O U2 é engraçado de certa forma, porque eles são e não são irlandeses. Eles têm sua base na Irlanda, mas eles são uma mistura de culturas. Larry é bem da zona norte de Dublin, da classe operária, católico, pé no chão, e fala com aquele sotaque. Bono é fruto de um casamento misto, protestante e católico, de novo da zona norte de Dublin. The Edge vem de uma família originalmente do País de Gales, de uma cultura religiosa típica daquela região. Por outro lado, temos o Adam, que é puramente britânico, de uma cultura protestante inglesa. Você tem aí uma boa mistura. Em termos de "ser irlandês", eles são na verdade uma mistura de influências que os tornou diferentes ao longo dos anos. Você não pode identificá-los como classe média, você não pode identificá-los como protestantes ou católicos. Eles vieram de uma cultura diferente da maioria das outras bandas da Irlanda. Uma das principais características deles é a sua impecável lealdade."




Tradução: Maria Teresa

Leia a Parte 16.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ 

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário