iNNOCENCE + eXPERIENCE, por Willie Williams - Parte 3

Continuando a entrevista com Willie Williams, diretor de criação da iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour. 
.

Live Design: Quais foram os desafios para você no processo de design?

Willie Williams: Acho que o maior desafio é não nos repetirmos enquanto trabalhamos dentro de surpreendentemente estritas "regras de combate". Os requisitos de backline, monitoramento e assim por diante, estão longe de ser insignificante, e seria um homem corajoso que iria mexer com o formato conhecido. Durante muito tempo, nós estávamos propondo acabar com os "bunkers" backline que ocultam a equipe e as artes, mas em última análise, isso só torna as coisas feias. Os requisitos técnicos para um show do U2 são muito concretos, e o palco manteve-se praticamente o mesmo nos últimos 25 anos. Temos esmagado as formas um pouco de turnê em turnê, mas o layout básico do palco e o bunker estão sempre lá. Eventualmente eu entendi que não há nenhum ponto em combatê-lo, por isso optámos por uma abordagem temática, com um palco que ecoa o seu período de "inocente". O palco quadrado é, de fato, o estágio Joshua Tree. É exatamente o mesmo, um ponto de trivia que tem sido notado e apreciado por muitos da comunidade U2.

LD: O que sobre desafios ou mudanças de ensaios? Será que a maioria das idéias no papel vieram a ser concretizadas completo?

WW: Uma das coisas mais notáveis​sobre o show é que quase todas as idéias que falamos desde o início chegaram a ser concretizadas. Alguns delas acabaram sendo expressa de maneiras diferentes do que o pensamento original, mas o espírito delas foi mantido, o que eu achei extremamente gratificante. A narrativa da lâmpada, o quarto de adolescente, a rua onde você cresceu, a violência dentro e fora e a fuga para "o mundo" lá fora vista em muitas iterações diferentes ao longo do caminho, mas tudo ainda está lá.
.

LD: Fale sobre o equipamento de iluminação e outros que você escolheu.

WW: A iluminação é realmente muito simples e - não ria - realmente mínima em uma espécie de "espalhar por toda a arena". À primeira vista, parece com um palco "A"  e "B" bastante normais com uma passarela no meio. No entanto, as diferentes partes da encenação são usadas​em momentos diferentes e cada área, incluindo a passarela e a tela de vídeo, são áreas de performance em seu próprio direito. A enorme superfície de preparo significa que eu preciso são poucos equipamentos, mas eles são moderamente muito usados.

Consequentemente, eu encontrei-me trabalhando de forma minimalista em uma escala muito grande. Como eu muitas vezes faço, eu consegui mais uma vez projetar um ambiente com possibilidades de colocação extremamente limitadas para instrumentos de iluminação. Quando a tela é implantada, ela corta o espaço no meio, tornando-se muito difícil para iluminar. A configuração também exige enormemente guarnições de alturas elevadas para linha de visão.

O layout equipamento é muito simples; existem três treliças acima do palco A e mais outras que seguem a linha do chão da arena. O clima do palco quadrado é rock 'n' roll, ecoando aos anos 70 e início dos 80, que é tematicamente onde essa parte do show está definida. Nós construímos essencialmente um clube punk, e eu queria trazer esse estado de espírito no equipamento.No nível do chão, existem strobes vintage Atomic com scrollers e atuais molefays DWE para essa fantástica sensação de cor-temp baixa marrom. O LED que se dane! É a confiabilidade desses equipamentos que eu gosto mais.

O dispositivo de iluminação no palco é uma barra fluorescente encapsulada, inspirada no que você pode encontrar em uma passagem subterrânea ou sanitários públicos. No início, eu era insistente no uso de barras fluorescentes reais, mas conversamos e desistimos devido os pesadelos de RF que acompanha. No final, concordei em ter estes legais fac-símiles de LED brancos, mas na condição que cada unidade fosse um único circuito e que eles não fossem capazes de mudar a cor.
.

Meus programadores/operadores, Alex Murphy e Sparky Risk, passaram todo o tempo construindo seguimentos manuais para simular a cintilação aleatória do tubo fluorescente e efeitos estroboscópicos não-lineares. Sparky me deixou orgulhoso com o mecanismo manual dos botões do strobe, com um sentimento de viajar no tempo com a iluminação. Tudo parece muito mais orgânico e humano do que qualquer coisa que você já viu sair de um mecanismo de efeitos.

PRG Bad Boys e Best Boys, ambas spot e wash, são a força motriz das unidades. Eu escolhi estas principalmente pelas suas saídas, dada as distâncias de projeção envolvidas e meu desejo de minimizar o número de luminárias. Eu estou amando. As três treliças acima do palco retangular da casa formam um total de apenas 16 luminárias, que é menos do que tínhamos na turnê de 'War' em 1983!

Holofotes sempre serão um problema para este projeto, dado que a "frente da casa" torna-se um termo um tanto sem sentido aqui. Chris Conti da PRG me mostrou o spot da Bad Boy há algum tempo, que despertou meu interesse. A noção de ser capaz de tocar na arena com spots de treliça que iria fazer o trabalho de "frente da casa" parecia uma boa solução e a continuidade da cor, gobos, escurecimento, zoom e assim por diante que teríamos usando Bad Boys era muito atraente. Eu estava nervoso sobre a colocação de todos os meus ovos naquela cesta, porque se a saída não fizesse jus à expectativa, eu estaria arruinado.

Perguntei ao Chris se havia algum espaço livre em termos de tamanho da lâmpada, e respondeu que havia. Então lhe pedi para experimentar a colocação de lâmpadas cada vez mais brilhantes em um spot Bad Boy até que um deles derreteu e pensamos em outra saída. Então Chris nos presenteou com uma unidade modificada impressionante que Allen Branton, que parou os ensaios para nos ajudar com a iluminação de câmera, considerou pelo menos o equivalente a um (forte) Super Trouper.

Alex Murphy liga e coloca os spots para funcionar e, ironicamente, o único problema que tivemos com eles é que eles são muito brilhantes. No principal, estamos colocando ele em funcionamento em cerca de 40% da saída, mas eu ainda não tive coragem de dizer isso para Chris Conti.


Fonte: Live Design e Sombras e Árvores Altas

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ 

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário