Bono: "Pinte o meu cabelo de loiro, mas faça parecer muito ruim"

O editor da revista Icon, Von Martin Scholz, conversou sobre passarelas e roupas com Bono durante a turnê do U2 em 2015. 
.

ICON: Vamos falar sobre os pecados de moda.

Bono: Tudo bem por mim.

ICON: Nos últimos 40 anos você teve vários penteados, qual é o embaraçoso?

Bono: Eu não preciso de tempo para pensar sobre isso; o Mullet. Ainda hoje eu estou chocado quando vejo fotos de mim mesmo com um mullet. No entanto, tenho de admitir que é um estranho prazer quando se analisa a minha contribuição pessoal para o desenvolvimento deste penteado abominável. Parecia que eu tinha passado a ferro verticalmente em meu cabelo. Um homem nunca deve ser associada ao seu penteados (risos). Um dos momentos mais importantes da história do U2 foi o nosso desempenho no Live Aid em 1985 no Wembley Stadium. Quando eu penso sobre isso agora, eu tenho a imagem muito distinta do mullet na minha frente.

ICON: Então você diria que sua versão Live Aid do Mullet é considerada a pior de tudas?

Bono: Quando eu vejo imagens dele, é uma experiência humilhante. E me pergunto: "Quem é esse cara estranho em pé, como frontman do U2?" Fiz as pazes com todos os meus penteados do passado; cabelo longo ou corte curto, mas não com o mullet. No momento estou ouvido muito sobre o meu cabelo loiro. Um jornalista espanhol recentemente zombou de mim, dizendo: "Seu cabelo tem a mesma cor de asas de frango.

ICON: E você permitir isso?

Bono: Enviei-lhe asas de frango depois, para que ele pudesse verificar a cor mais uma vez.

ICON: Até mesmo o "Wall Street Journal", muito diplomaticamente disse que, novo visual loiro de Bono "não está funcionando".

Bono: Eu não me importo. Meu rosto estava me cansando. Para nosso recente álbum "Songs of Innocence", nos inspiramos não só com a música do final dos anos 70, eu estava tão inspirado nas fotos dos artistas da época, muitos deles tinha o cabelo loiro platinado. Billy Idol com "Geração X" ou Gary Numan com "Tubeway Army" ou "The Police". Naquela época, coloriamos o nosso cabelo do jeito "faça você mesmo".

ICON: É que como você fez desta vez?

Bono: Não. Mesmo que os membros da banda digam que parece que eu mesmo fiz (risos). Eu fui a um profissional e disse ao cabeleireiro: "pinte o meu cabelo de loiro, mas faça parecer que eu fiz isso". Ele estava muito confuso: "Você está me pagando um monte de dinheiro para pintar o cabelo, mas quer que pareça que você fez isso?". "Exatamente", eu disse, "faça com que pareça muito ruim".

ICON: Então, "louro" não é apenas uma atitude, mas também um som?

Bono: Bem, temos ouvido bastante "The Police". Principalmente os três primeiros álbuns - percebendo que os registros são obras-primas. Eles estão lá em cima com o melhor trabalho já feito, lá em cima com os Beatles. E isso tornou-se mais e mais de uma influência. É uma influência sobre o nosso álbum "Songs of Innocence". Mas eu acho que vai ser ainda mais de uma influência sobre nosso próximo álbum, Songs of Experience.

ICON: Diz a lenda, fez Frank Sinatra, uma vez repreendeu você e sua banda em público dizendo: "Vocês parecem que não gastam um centavo com roupas". Isso é verdade?

Bono: Sim. Mas foi há muito tempo atrás, quando estávamos começando a fazer sucesso e Frank não gostava muito do nosso visual. Parecíamos degradados músicos de rua - em um jantar de gala com Elizabeth Taylor! Toda elite de Hollywood estava lá. Nós fomos convidados porque éramos vistos como a "próxima grande coisa". Tivemos assentos na primeira fila, bem na frente do palco, onde o Frank ficava em pé. Ele estava em sua melhor forma e nos apresentou para o público, pedindo-nos para ficar de pé. Eu acho que é quando ele ficou chocado, vendo-nos em nossas roupas rasgadas. Então ele falou esta frase lendária na frente de todos e foi o início da minha amizade com Sinatra. Nós nos encontramos muitas vezes e até mesmo cantamos juntos, muitos anos mais tarde, ele me disse: "Bono você é o único homem com os brincos que eu já gostei".

ICON: Mesmo que naquela época você ainda tinha a sua atitude punk - vocês não ficaram vergonhados de terem sido zombados na frente de todos, por Frank Sinatra?

Bono: Ele não me envergonhou nem um pouco. Eu estava me divertindo com todas as pessoas na sala - pensando que todos eles pareciam pinguins em seus ternos em bom estado.

ICON: Quão importante é o seu visual hoje? Você escolhe as suas roupas ou tem um estilista?

Bono: Sharon Blankson faz parte de nossa equipe e ela é responsável por isso, nós a conhecemos desde que ela tinha 15 anos. Ela foi uma das primeiras punks em Dublin. Sharon é o nosso guru da moda, ela tem um gosto impecável e nós confiamos nela. Infelizmente ela tem que lidar com pessoas como nós que, por vezes, tornam sua vida muito difícil (risos).

ICON: Desde 2005 que você entrou no mundo da moda com sua marca Edun, que você e sua esposa Ali criaram juntos. Não só para pregar o comércio justo na África, mas para mostrar que a produção de roupas dentro dos países africanos pode trazer lucro.

Bono: Sim. O lucro ainda não apareceu, mas estamos trabalhando nisso. (Risos)

ICON: Entrando no mundo da moda, quais os erros que você cometeu?

Bono: Demorou algum tempo para perceber o quão incrivelmente difícil é ter sucesso no mundo da moda. Minha esposa Ali teve que lidar com isso mais do que eu. Nos últimos dez anos, ela aprendeu muito e conseguiu muito.

ICON: Por que você não colocar um fim nisto?

Bono: Se nos limitarmos apenas nas imagens de horror e miséria da África, não vamos ser capazes de ajudar o continente. Se a moda produzida na África for uma história de sucesso, este é um passo na direção certa. Eu aprendi o comércial é a única maneira em que a extrema pobreza da África pode ser superada.

ICON: Enquanto a corrupção em muitos países africanos não for eficazmente combatida, sempre haverá retrocessos. 

Bono: O problema é bem conhecido, mas não é uma desculpa para não investir. Imagine, se a África não desenvolver o seu potencial económico e criativo no futuro, imagine, por exemplo, a Nigéria cairia nas mãos de extremistas - poderia ser muito perigoso. Você pode ver por si mesmos os efeitos fatais que a guerra na Síria teve sobre a Europa e o resto do Mundo.

ICON: Então você vai continuar a investir em Edun até que haja lucro?

Bono: Estamos fazendo isso nos últimos dez anos, então sim.

ICON: Durante as apresentações de moda em Nova York você foi visto entre o público. Você poderia nos explicar a diferença entre passarelas de moda e as enormes pistas das arenas de rock que toca?

Bono: Primeiro de tudo, eu sou mais alto, mais magro e mais bonito do que todas as supermodelos (risos). Honestamente, eu costumava tirar sarro das estrelas do rock que se cercaram de modelos, até que me tornei uma.

ICON: Alguma vez você já andou em um desfile de moda? 

Bono: Apenas uma vez. Para o desfile de moda beneficente para as Crianças de Tschernobly. Eu fiz isso por amor a minha esposa. Ela estava organizando os desfiles para angariar dinheiro.

ICON: O quanto autêntico são pra vocês seus óculos e seu cabelo louro?

Bono: Eu uso óculos porque sofro de uma doença ocular. Por causa dela eu sou extremamente sensível à luz. Mas quando estou no palco eu me transformo em outra pessoa, um processo químico estranho acontece dentro de mim. Eu fico destemido e saio de mim mesmo.

ICON: Até agora, de fato, em concertos recentes que você mesmo falou contra o seu eu mais jovem no palco. Por exemplo, na canção "Bullet The Blue Sky", que descreve um ataque avião de combate americano na década de 1980 em El Salvador, agora você canta como: "Como você pode ver aqueles caças quando você está sentado em seu avião particular". E você está em um desses aviões particulares, não são está?

Bono: Sim, eu pisei em meu eu mais novo, que está fortemente criticando o Bono de hoje.

ICON: Você se lembra quando voou em um primeiro avião particular?

Bono: Sim, era  um helicóptero. Eu deveria ter algo em torno de 23 anos de idade. Isso é quando a banda começou a viajar dessa forma. Agora temos o nosso próprio jato para passeios, eu tenho que aceitar que minha vida não é comum e outras pessoas precisam aceitar que estas coisas são normais para mim.

ICON: O seu eu mais jovem está criticando você agressivamente na canção "Bullet The Blue Sky". Você queria exorcizar o Bono "maior que a vida"?

Bono: Sim, o jovem Bono está gritando comigo (começa a cantar): "Olhe para você, você é irlandês, e agora você está posando com um sorriso no rosto com os poderosos do mundo. Como se você realmente pudesse ajudar os pobres. "E então ele fica ainda mais furioso: 'Você pode até mesmo ver esses aviões de combate olhando para fora da janela de seu avião particular?' Ele está cheio de amargura. Mas este jovem Bono está errado. E então eu argumentor com ele no palco, eu explico-lhe: 'Quando eu tinha sua idade, meu lema era: É nós contra eles'. Hoje a minha posição é diferente: não há eles, apenas nós".

ICON: De acordo com a mídia, você pertence ao clube dos bilionários de TI. Ao comprar ações do Facebook, seus ativos foram cresceram para mais de um bilhão de dólares. Você diria que é a mais rica das estrela do rock do mundo?

Bono: Eu não fiz esse dinheiro. Eu fiz algum dinheiro - mas não como relatado. Geramos esse dinheiro com a empresa que eu co-fundei, a Elevation Partners. Fizemos o dinheiro para os nossos investidores.

ICON: Você fundou esta empresa em 2004, com vários gerentes de TI, incluindo ex-membros da Apple. Então você investe na indústria de mídia e TI?

Bono: Sim. Você vê, no passado, eu nunca estava interessado em entender o comércio. Mas o meu papel como ativista para mim é necessário tornar-se interessado. Foi rápido para perceber que eu tinha que entender os contextos econômicos Quando me encontrei com os chefes de Estado, caso contrário não teria me levado a sério. Alguns rockstars jogam golfe, eu invisto. 


///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ 

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário