Bono: a música pode unir as pessoas.

"Há trinta anos, o Joshua Tree encontrou um terreno fértil para alcançar o ponto mais alto", explica Bono. "Esta é uma turnê para o vermelho e o azul, a costa e o coração... porque a música pode unir as pessoas com a mesma certeza que a política pode separar as pessoas".
.

Temos as perguntas, Bono tem as respostas.

Uma turnê para comemorar um álbum de 30 anos? Isso não parece o U2. De onde veio essa ideia?

Nostalgia é uma coisa do passado, como Edge sempre me diz… e é verdade! Como banda, somos conhecidos por não olhar muito no espelho retrovisor… suponho que isso tenha mudado com a escrita de Songs of Experience. Ele meio que nos forçou, particularmente a mim, a olhar para trás. Eu comecei a pensar que na verdade o passado é um lugar que merece uma visita, mesmo que fugaz, como para não passar algum tempo lá para realmente mexer com sua capacidade de lidar com o futuro. Não tentando ser inteligente aqui, apenas algumas vezes, para citar um dos meus escritores favoritos – Eminem – você tem que voltar e arrumar o seu quarto. A The Joshua Tree tour é uma ideia recente… Começou com algo como nós fazendo um ou dois shows, talvez um festival por diversão, mas o quanto mais pensávamos nisso, mais animados ficávamos, e percebemos cada vez mais como essas canções serviriam esses tempos.

Aliás, muitos fãs na América do Sul, na Austrália, na Nova Zelândia e no Japão estão nos perguntando como a Europa e a América do Norte vão ver o U2 tão cedo novamente.

Não é justo… isso é certo. Não estou exagerando quando digo que a banda está tão decepcionada quanto os fãs sobre demorar tanto para chegar a alguns dos nossos lugares favoritos na Terra. Tudo o que eu posso dizer é que nós estamos trabalhando nisso! Obrigado por serem tão pacientes.

Você foi bastante franco politicamente nos dois shows nos Estados Unidos em Setembro e Outubro. Algumas pessoas não aprovaram a "intervenção" de uma banda irlandesa na sua eleição. Vamos ver mais disso na Joshua Tree Tour?

Na eleição dos Estados Unidos… como uma banda irlandesa, nós claramente não tínhamos o voto, mas tínhamos uma voz e queríamos usá-la para falar contra aquilo que acreditávamos ser uma retórica desenfreada, coisas perigosas… Mas em uma democracia as pessoas têm a última palavra – e é assim que deve ser. Eu me opus a Trump entretanto compreendo que muitas pessoas que o apoiam são o tipo de pessoa com as quais eu cresci, e posso me ver nelas até hoje. Na minha cabeça pelo menos, o resultado das eleições exigiu que eu me fizesse uma série de perguntas:

Estou perdendo alguma coisa aqui?

Estou por fora dos valores americanos?

Estou fora do contato com o povo americano?

É claro que um grupo eleitoral gigante se sentiu ignorado ou negligenciado… Eles temem pelo futuro, como um um número crescente de europeus. Entendo e respeito isso, e quero tentar entender melhor esses sentimentos. Contradizendo o que esperam, sou um rockstar que não gosta de estar cercado por pessoas que concordem comigo (pelo menos não o tempo todo), é por isso que estou em uma banda e ainda estou casado!

Nosso público sempre foi muito impetuoso, muitas vezes não concordam conosco e uns aos outros. Gostaria de imaginar que todo mundo que ama o seu país se sinta bem-vindo em um show U2, diferentemente, eles adoram. Acho que um pouco de humildade pode ser bem importante para mim aqui. Eu certamente quero entender melhor o que aconteceu aqui, mas fazer isso sem cruzar alguns limites que são bem importantes para mim, coisas como promover a demonização dos refugiados ou ir contra imigrantes. Eu sou irlandês, pelo amor de Deus.

Edge disse que o mundo mudou irrevogavelmente enquanto estávamos tentando terminar Songs of Experience e que precisávamos de um momento para entender esse fato. Acho que ele está certo. Ele também está certo quando diz que os motivos pelos quais nossos álbuns duraram o teste do tempo é, ironicamente, que o melhor deles pode encontrar uma verdade no momento em que eles foram feitos que é constante em tempos de mudança...

Quanto a The Joshua Tree Tour, minha esperança é que, número 1: que seja uma noite transcendente de rock'n'roll. Número 2: se me fosse permitido ter as mais elevadas ambições para este show de rock, eu adoraria que se tornasse uma oportunidade para que nosso público e nós fazermos a pergunta - o que é hoje em dia ser um americano ou europeu?... há trinta anos, The Joshua Tree encontrou um terreno fértil para alcançar o ponto mais alto. Esta é uma turnê para o vermelho e o azul, a costa e o coração da terra... porque a música pode unir as pessoas com a mesma certeza que a política pode separar as pessoas. É uma grande tela e que seria incrível se ainda pudesse ser uma meditação de alta tensão sobre o que está acontecendo agora.

O que aconteceu com Songs of Experience? Pensei que estava terminado. Nós podemos esperá-lo ainda para esse século?

Sim… talvez até para essa década.  A banda me proibiu em falar sobre prazos e datas de lançamento. O que posso te dizer é que Songs of Experience é um álbum muito pessoal, mas essa intimidade ainda precisa da moldura de um mundo mais ansioso e nervoso, porque é onde muitas pessoas se encontram nesse momento.

Jogue-nos um osso – dê-nos o título de uma música nova e uma letra. Vocês pretendem tocar alguma música nova na TJTT?

Certo. Minha favorita no momento é "The Little Things That Give you Away". Lá vão alguns versos:

"The night gave you a song,
a light had been turned on,
You walked out in the world
like you belonged there
As easy as a breeze,
each heart was yours to tease
Is it only me who sees there’s something wrong here
It’s the little things that give you away
The words you cannot say
Your big mouth in the way
It’s the little things that reveal and betray
Has the hunter now become the prey
It’s the little things, the little things
That give you away
I saw you on the stairs
You didn’t notice I was there
That’s cos you were busy talking at me
Not to me
You were high above the storm
A hurricane being born
But this freedom, it might cost you your liberty
It’s the little things that give you away
The words you cannot say
Your big mouth in the way
It’s the little things that reveal and betray
Has the hunter now become the prey
It’s the little things, the little things that give you away"

Existe uma grande tangente no fim disso que é bastante revelador – mas por hora é o bastante.

Ouvimos algo sobre outro show esse ano, com o menor público já visto em um show do U2… Apenas Julia Roberts, verdade?

Não, existem duas experiências (RED) Omaze diferentes – um é o chá comigo e Julia Roberts. Sinto que ganhei todas as competições que entrei apenas para estar em sua companhia, ela é demais. Uma amiga e companheira de muitos anos. Exceto que ela ainda tem a mesma aparência de quando eu a conheci nos anos 80 e eu, bem, estou feliz por não ser o mesmo dos anos 80…

O outro prêmio é a banda tocando apenas para você e um amigo. Que pode acabar com nosso recorde de menor show de todos os tempos, que foi em Bristol em nossa primeira turnê do Reino Unido – 11 pessoas – mas estamos felizes de quebrar esse recorde pela (RED).

Fonte: U2.COM

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ 

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário