The Edge fala sobre a The Joshua Tree Tour 2017

Desde a sua formação, o U2 tem evitado qualquer movimento que sugira nostalgia. Mas este ano eles finalmente irão olhar para trás, colocando a sua obra-prima de 1987, The Joshua Tree, novamente em turnê por estádios na América do Norte e Europa em homenagem ao 30º aniversário do álbum (leia aqui). É uma chance para a banda voltar a estrada enquanto dá retoques finais ao seu próximo lançamento, Songs of Experience. O guitarrista The Edge falou com a Rolling Stone sobre a turnê, revivendo músicas raras no palco, seu próximo álbum, Donald Trump e muito mais.
.

Pode nos dar alguma informação sobre como esta turnê surgiu?
Bem, quando saímos da última turnê, a iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour, nós fomos direto terminar o segundo álbum dessa seguencia, Songs of Experience, que estava praticamente completo, faltando os últimos retoques que levaria até o final do ano. E então a eleição aconteceu e de repente o mundo mudou. E pensamos, "Espere um segundo - nós temos que dar-nos um momento para pensar sobre este registro e sobre como se relaciona com o que está acontecendo no mundo". Isso é porque foi escrito na maior parte, quero dizer, 80% foi iniciado antes de 2016, mas a maior parte foi escrita no início de 2016, e agora, acho que você concorda, o mundo é um lugar diferente".

Você está falando de Trump e Brexit?
A eleição de Trump. É como se um pêndulo de repente tivesse tomado um enorme balanço na outra direção. Então, de qualquer forma, nós estávamos olhando para o aniversário de The Joshua Tree, e outra coisa começou a amanhecer em nós, o que é estranhamente o suficiente, as coisas têm tipo de círculo completo, se você quiser. Esse registro foi escrito em meados dos anos 80, durante a era Reagan-Thatcher da política britânica e norte-americana. Era um período em que havia muita agitação. Thatcher estava tentando derrubar a greve dos mineiros; Havia todos os tipos de travessuras acontecendo na América Central. Parece que voltamos lá, de certa forma. Não acho que qualquer um dos nossos trabalhos tenha fechado um círculo completo desta maneira. Sentia apenas: "Uau, essas músicas têm um novo significado e uma nova ressonância hoje que não tinham há três, quatro anos atrás". Apenas a percepção de que precisávamos colocar o novo álbum no gelo por um minuto apenas para realmente pensar sobre isso mais uma vez antes de lançá-lo, apenas para se certificar de que realmente era o que queríamos dizer.

Podemos realmente comemorar este álbum, que renasceu neste contexto, e também podemos realmente ter a chance de pensar sobre essas músicas e ter certeza de que elas são realmente o que queremos lançar". Entăo os dois coincidiram e decidimos fazer alguns shows. E nunca nos demos a oportunidade de comemorar o nosso passado porque sempre fomos uma banda que olha adiante, mas acho que sentimos que este foi um momento especial, e este foi um álbum muito especial. Então, estamos felizes por aproveitar este momento para reagrupar e pensar sobre um álbum que tem muitos anos de idade, mas ainda parece relevante.

Você vai tocar o álbum em sequência nos shows?

Acredito que vamos, porque essa é certamente a hipótese de trabalho agora. O show pode não começar necessariamente com a faixa um, lado um, "Where The Streets Have No Name", porque sentimos que talvez precisemos construir aquele momento, então estamos tentando descobrir exatamente como a ordem do setlist será, então, sim. Nós estaremos tocando o álbum na sequência.

Os fãs vão ficar emocionados. Há muitas canções que vocês não tocam em décadas. Depois, há "Red Hill Mining Town", que nunca foi tocada.

Isso é verdade. Tive alguns dias no final de uma sessão de estúdio onde eu estava ouvindo essa música e trabalhando partes de guitarra para ela, que eu não tinha pensado durante tantos anos. Essa melodia em si é apenas uma bofetada certa, de certa forma, o que está acontecendo com a Reino Unido Não é tão intensa, mas há ação industrial que se estende por toda a Reino Unido pela primeira vez em gerações. Não é exatamente uma repetição do Inverno do Descontentamento, mas é selvagem que essas questões estejam voltando. Parece que a política está polarizada em tantas partes do mundo em desenvolvimento que acho preocupante. Tenho certeza que a maioria das pessoas também. Aqueles dias eram tempos difíceis, escuros, e pessoalmente nós realmente odiávamos ver isso de volta.

Por que você acha que "Red Hill Mining Town" é a única música do álbum que vocês nunca se preocuparam em tocar ao vivo? É difícil de tocar ou difícil para Bono cantar?

Acho que foi provavelmente uma dessas músicas que, devido ao tempo e ao arranjo, nunca encontraram um lugar dentro do set ao vivo. É engraçado, às vezes grandes canções... Pense em um show ao vivo como um ecossistema. Você tem nichos para preencher. Há up-tempo, rápido, canções dramáticas e aqueles que são cruciais. Em seguida, há uma espécie de músicas de ritmo mais médio e não importa quão grandes sejam, às vezes você simplesmente não consegue encontrar um lugar para elas. Então não acho que foi algo mais complicado do que isso. Mas, ouvindo novamente, é tipo "Uau, isto é, realmente...".

Dias antes de terminar o álbum, "Red Hill Mining Town" foi o nosso principal candidato para o primeiro single. Fizemos um vídeo para ela com Neil Jordan e estávamos muito confiantes. Então, as semanas passaram e nós voltamos nossa objetividade, as visões começaram a mudar e optamos por "With Or Without You", acho que estávamos certos.

Depois há "Exit" e "Trip Through Your Wires", que vocês não tocam desde a década de 80. E há "In God's Country", que só foi tocada acusticamente algumas vezes. Vai ser ótimo ouvi-las novamente.

Sim. São tão diversas. Essa é a coisa sobre o Joshua Tree. É um tipo muito amplo de Cinema Scope. Na época, estávamos pensando nisso em termos cinematográficos. Quero dizer, tantas fotografias acompanham o álbum, o escopo era cinemático. Nós estávamos pensando em canções desse ponto de vista. E também as inspirações literárias e referências. De fato, o título original de "Exit" era "Executioner's Song" porque estávamos usando muita literatura como ponto de partida para as músicas em termos de apenas levar nosso trabalho em uma direção ligeiramente diferente.

Definitivamente estávamos caindo nos braços da América no sentido de que, como uma banda, punk rock era tanto sobre o estabelecimento de uma forma única de música não inspirado ou influenciado pela música americana. Se você ouvir nossos primeiros discos, você pode ouvir a influência de um monte de música contemporânea alemã da época. Muitas bandas do Reino Unido estavam ouvindo a mesma música. O Joshua Tree foi o primeiro álbum onde conscientemente pensamos "OK, passamos os quatro álbuns pensando sobre a Europa, Irlanda, mas vamos dar uma olhada nas raízes de que somos inevitavelmente uma parte". E todas eram americanas.

Então olhamos para a música americana. Olhamos para o blues. Olhamos para o Novo Jornalismo. Lembro que eu e Bono estávamos lendo Flannery O'Connor, os escritores do sul. Foi um esforço consciente para olhar pelo Atlântico e começar a explorar a América. Quero dizer, para alguém da Irlanda, é uma vasta fonte de ideias e aspirações e inspirações e gerações, sendo a América a Terra Prometida. Estamos olhando para ele nesse sentido, mas também para o que a América realmente era. Li sobre os irmãos Soledad. Li sobre as Panteras Negras. Estávamos explorando a América de todos os tipos de ângulos. E desta vez foi no momento Reagan onde, de certa forma, a visão do que a América seria parecia ameaçada. A América de Thomas Jefferson, a América de John F. Kennedy, estes eram visionários falando sobre os ideais do que a América pode ser. Estávamos lutando com essas grandes ideias e agora estamos aqui novamente. É insano.

Que músicas estrão na parte não-Joshua Tree do show?

Obviamente, sempre que vamos fazer algo ao vivo, estamos procurando estabelecer uma linha de transmissão, um núcleo cinematográfico que possamos seguir. Ainda é um pouco cedo no processo, é meio difícil dizer exatamente o que vamos fazer. Mas vou dizer que todas as canções antigas vão ser consideradas e o que nós finalmente tocaremos vai se juntar com o que o tema central. Sabe, faremos shows na América. Na Europa. Mas certamente os shows americanos, não tenho dúvidas de que muito da América mítica foi escrito no Joshua Tree.

Você acha possível lados B do álbum como "Wave Of Sorrow" ou "Luminous Times" serem tocadas?

Tocamos alguns lados B em nossos shows antes e é difícil de alguma forma para uma música fazer parte do set, não é sobre a qualidade da música. É sobre o que você tem que deixar de fora para abrir espaço. Somos ambiciosos na medida em que sempre queremos atender o que chamamos de nossos uber-fãs que viram muitos shows. Eles querem ver algo que nunca viram antes, algo obscuro e único. E sabemos disso. Tentamos o máximo possível para tornar isso possível. Mas também estamos conscientes de que a grande maioria das pessoas só nos viu uma vez, ou algumas vezes antes. Há uma lista muito longa de músicas clássicas que eles querem ouvir. É esse o equilíbrio.

Muitas vezes é muito divertido ter algo do passado que não temos tocado muitas vezes e reinterpretá-la, então sem dúvida vamos olhar para isso. Mas não acho que vamos colocar uma enorme ênfase em músicas obscuras e pouco ouvidas. Acho que vai haver algumas sim, com certeza. Nós mencionamos "Exit", "Trip Through Your Wires", "In Gid's Country" e "Red Hill Mining Town". Quer dizer, são quatro músicas. "Red Hill Mining Town" nunca foi tocada, e as outras três são extremamente raras de serem ouvidas. Então, aí está. Não descartaria os lados B.

Duas canções que os fãs mais gostariam de ouvir antes de morrer são "Acrobat" e "Drowning Man". E nunca foram tocadas ao vivo. Há uma chance que elas finalmente sejam tocadas?

Isso é muito interessante. Não sabia que os fãs estavam interessados em "Drowning Man". "Acrobat", posso dizer com certeza, que acho que sim. Foi uma daquelas peças mais dramáticas de 'Achtung Baby'. Mas isso é interessante. Vou anotar. Nós sempre queremos ouvir nossos fãs, porque em nossa experiência, os fãs de música raramente estão errados. Há algo para o que eles dizem, então eu vou tomar nota disso. Não estou dizendo que definitivamente iremos tocá-las mas estamos em uma situação maravilhosa onde temos uma tela em branco.

Acho que os fãs também perderam os momentos nos shows onde você assumiu o vocal principal em uma canção, como "Numb" e "Van Dieman's Land". Costumava ter um momento The Edge.

Sim. Eu canto muito, como você sabe, quase sempre no apoio. Mas Bono é na verdade quem muitas vezes me empurra para fazer um vocal. Eu me sinto bem fazendo o vocal principal, mas o fato é que temos um grande vocalista na banda. Acho que a oportunidade não parecia correta nas últimas turnês. Mas eu não descartaria isso também.

Vejo que vocês tocarão no Bonnaroo. Isso deve ser divertido. É um tipo muito diferente de show para vocês.

Sim. Não tocamos em festivais durante muitos anos, mas fizemos vários festivais no início, e sempre lembro deles com carinho por várias razões. Há um tipo de aspecto gladiatório para um festival, que sempre mantém você na ponta dos dedos do pés de uma boa maneira. Há também a oportunidade de você ficar ombro a ombro com seus companheiros e de estar no backstage com outros artistas e outras bandas. Uma das desvantagens de fazer seu próprio show é que tende a não ter essas oportunidades tão frequentemente. Nós formamos muitas amizades no início quando tocamos em shows com o Simple Minds e Eurythmics e várias outras bandas. Isso é uma parte importante para mim, então estou ansioso para isso.

Como será o palco nos shows de Joshua Tree? Será como o original de 1987?

Não acho que seremos tão fiéis, mas ao mesmo tempo queremos reconhecer as ideias estéticas do registro. Não acho que vamos ir ao mar na reinvenção da roda, mas vamos pegar essas ideias e atualizá-las um pouco. Esta é a Joshua Tree 2017. Não é a Joshua Tree 1987.

Ainda assim, tenho certeza que a palavra "nostalgia" vai ser usada em torno dessa turnê. Como você se sente sobre isso?

Bem, como disse, acho que o que é importante para nós que não é realmente sobre nostalgia. Há um elemento de nostalgia que não podemos evitar, mas não é motivado por um desejo de olhar para trás. É quase como se este álbum tivesse completado o círculo e estivéssemos lá novamente. É uma espécie de tem uma relevância novamente que estamos certamente conscientes.

O próximo álbum será Songs of Experience ou será possível que seja algo completamente diferente?

Não, é Songs of Experience. Quando eu digo que está quase pronto, nós definitivamente queremos aproveitar esta oportunidade para pensar sobre isso, certificar-se que é realmente o que queremos lançar, dadas as mudanças que ocorreram no mundo. E talvez um pouco vá mudar, mas absolutamente queria aproveitar essa chance apenas para reconsiderar tudo. E quem sabe? Podemos até escrever algumas músicas novas porque essa é a posição em que estamos. Nós nos demos um pouco de espaço para a criatividade.

Você acha que quando a Joshua Tree Tour terminar, a iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour irá voltar com a mesma encenação como da última vez?

Sentimos que a turnê não terminou. Então agora, adoraríamos terminar a turnê. Imagino que vai ser com componentes de produção muito semelhantes. Mas eu odiaria tentar ver tão longe no futuro. Essa é a suposição de trabalho no momento, mas as coisas podem mudar e nada está escrito em pedra até agora. Gostamos dessa turnê e esse projeto não foi concluído. Ele ainda está vivo em nossas mentes criativamente.

Você tem alguma ideia de como o próximo álbum será distribuído? Havia tanta atenção prestada à distribuição do último.
Meu plano é que Bono e eu entrássemos na casa de todos e colocássemos um CD debaixo do travesseiro [risos]. Mas, infelizmente, isso não parece estar recebendo muito apoio do resto da banda. Mas, não, novamente, é muito interessante a forma como a distribuição de música e promoção e marketing tem polemizado nos últimos anos. O que parecia ser a ideia mais inovadora há seis meses não parece mais inovador. Além disso, estou ciente de que as vendas de discos de vinil estão altas. É louco ver isso. Isso fala sobre o que objeto de um disco de vinil significa para as pessoas versus um download digital, um arquivo. As pessoas, no final, têm uma conexão emocional com um grande disco e com o artista.

Um arquivo digital é... Olhe, a conveniência é maravilhosa. Se eu estou sendo honesto, eu ainda tenho minha coleção de vinil, mas uso arquivos digitais 90% do tempo. Mas nunca desistiria do meu vinil. E por isso há uma necessidade de ambos, e acho que esse tipo de tranquilizador que, no meio da conveniência de ser rei, ainda há esta conexão profunda e emocional que as pessoas têm com o corpo de trabalho que é um álbum. Então, quem sabe? Ainda estamos tentando descobrir como todos os outros.

O que eu acho reconfortante é que a cultura musical e música ainda está na vanguarda. As pessoas estão desfrutando e se deleitando com ele e se voltando para ele por todos os tipos de razões. Estou interessado em ver se, neste novo mundo pós-verdade, a música se reencontra com o fio de ativista-protesto que teve por tantos anos e parece ter perdido recentemente. Acho que esse aspecto da música sempre foi, para mim, uma parte importante e crucial do que me atraiu, e por que eu acho que muitas pessoas se sentem atraídas por isso. Então eu sinto que este é um momento em que a música pode passar por uma espécie de renascimento de um tipo e estou muito animado para ver o que as crianças em suas garagens em toda a América do Norte e Europa vai estar escrevendo sobre e liberando sobre o próximo número de anos. Acho que é hora de voltar a falar disso.

OK, pergunta final: Você acha que haverá uma Achtung Baby 30º aniversário Tour em 2021?

[Risos] Sem planos, mas nunca diga nunca.


Fonte: Rolling Stone

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ 

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário