Bono escreve sobre Tom Freston para a Vanity Fair

Bono escreveu um artigo sobre Tom Freston e que foi publicado na revista Vanity Fair. Tom Freston foi um dos fundadores da MTV e CEO da Viacom, e trabalhou para a ONE e (RED), organizações criadas por Bono.



Eu fui a única pessoa no mundo que socou o ar quando Tom Freston foi forçado a sair do One Astor Plaza, sede da Viacom? Eu devia ter chorado como a maioria das centenas de colegas e funcionários que trabalharam com ele. Sua saída não foi um bom para o negócio da música audiovisual (MTV) ou para as outras empresas da Viacom, que poderiam clamar por uma liderança visionária para enfrentar a vida sem o Walt Disney da Cultura Pop.

Mas eu dei um soco no ar porque eu tinha percebido há algum tempo que este homem magnífico, este cowboy do satélite, este pioneiro das comunicações, há muito estava preparado para cavalgar em um pôr do sol muito mais gratificante do que roer as unhas por retornos de bilheteria e classificações Nielsen. O mundo de Tom Freston nunca foi apenas o Hemisfério Norte, a segurança do escritório corporativo ou o multiplex. Este homem está num tapete mágico desde os seus 20 anos, sua curiosidade intelectual o guia em todos os lugares que queria ir, mas não deveria. Ele viveu na Índia e no Afeganistão durante anos, fazendo e perdendo sua primeira fortuna, antes de se juntar ao start- up, que se tornou a MTV.

Por algum tempo eu queria – precisava – do seu cérebro para ir trabalhar para os mais pobres dos pobres. ONE e (RED), as organizações que eu ajudei a fundar, foram abençoadas com influência e acesso, parte de um movimento ajudando a gerar bilhões de dólares para as vacinas, os ARVs, mosquiteiros, escolas, poços, segurança alimentar, etc. Mas o que eu sei sobre construção de organizações de centenas de pessoas em sete cidades?

“Você está perguntando se eu iria trabalhar para você?”, Tom disse quando comecei a campanha de intimidação de recrutamento. “Não! Nós todos queremos ir trabalhar para você”, eu respondi. “Seu gênio não é apenas um pensamento inovador, mas liderança inovadora e as estruturas que são necessárias para as pessoas criativas terem o sucesso.”

Tom já estava por dentro de algumas destas questões, apoiando silenciosamente um orfanato em Burma e muitos outros bons trabalhos. Antes que ele me desse uma resposta, ele pediu para ir para Washington. Eu acho que ele queria descobrir a qualidade das pessoas em nossa sede nos EUA e avaliar como os legisladores sentiam sobre eles.

Depois de três dias, ele me ligou do hotel dele, levemente traumatizado com a escala, os riscos e o risco envolvendo organizações que tentam mudar a má política e proteger a boa política, apelando para ambos os lados de um corredor político muito turbulento, para não mencionar América corporativa e o público. “Em todos os meus anos viajando pelo Afeganistão e Irã”, ele exclamou: “inferno, eu nunca me senti assim esvaziando todo o mini bar. Estou aqui deitado na minha cama olhando para o teto e pensando, isso é um morro louco para se subir. Eu quero ajudar você a escalá-lo.”
Eles dizem que um produtor musical genial é o cara na sala quando alguém escreve a melhor canção deles. Eu discordo. É estar na sala e mostrar a eles como. Quando Tom Freston entra pela porta, de alguma maneira todo mundo fica muito melhor.

Fonte: Vanity Fair




“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário