Tradução do livro “U2 Show” – Parte 6

Neste trecho, Steve Iredale fala sobre Paul McGuinness, e sobre o papel que cada integrante exerce na banda.

"Em muitos níveis, a banda tem um grupo inteiro de pessoas com as quais eles gostam de estar envolvidos: os amigos de infância do Bono, particularmente Gavin Friday. Paul McGuinness está sempre anotando coisas, ele é um empresário bastante envolvido, provavelmente um dos poucos empresários que assistiu a virtualmente todos os shows que a banda fez em mais de 20 anos. Ele pode ser muito objetivo e muito consciente do que está acontecendo. Ele presta muita atenção ao que acontece nos ensaios, e faz comentários sobre o que vê. Em cada noite em que fazemos um show, há uma primeira parada, onde a banda sai do palco pra respirar um pouco, e Paul sempre está no camarim. Eu estou lá porque tenho que dar as deixas certas e preciso transmitir quaisquer mudanças que aconteçam. Paul sempre entra e fala com o Bono e a banda sobre como está o show ou o que ele pensa do show. Todo santo show, sem falhar nenhum. The Edge é doido por mecanismos, e ele sempre se interessa por novas tecnologias. Bono já vê tudo de uma forma totalmente diferente. Não é a tecnologia: é o que você pode fazer com ela. É uma ferramenta, um brinquedo, um brinquedo bem grande. Edge é mais o músico. Larry, eu acho, gosta das coisas mais simples, que é o que ele faz quando toca bateria. Muito simples, mas muito sólido. Adam é a mesma coisa. Adam é a consciência do grupo, em muitas coisas. Bono sempre diz isso dele. Ele é aquele tipo de pessoa que garante que a gente não faça alguma coisa realmente idiota. Adam é também o responsável pela sugestão e escolha das bandas de abertura nos shows do U2 durante todos esses anos. Larry sempre tomou conta do merchandising do U2, garantindo que os produtos tenham boa qualidade e não sejam caros demais. Eles sempre têm seus papéis na banda."
.


Rene Castro, artista plástico chileno, trabalhou com o U2 no final dos anos 80 e início dos 90, criando o design de palco da Lovetown Tour, e mais tarde pintando Trabants para o palco da Zoo Tv. Ele conta sobre a diferença em trabalhar com o U2 e outras bandas.
.

Rene Castro

"Tenho trabalhado com músicos por toda a minha vida, mas essa banda é diferente. Bono é realmente um animal político e provavelmente isso é o que cresceu conosco, o quão inteligente ele é, e com ele a discussão não acaba nunca. O U2 anda por uma linha realmente muito tênue. É muito difícil fazer isso. Eles pertencem ao mainstream. Quanto mais você se expõe, mais você fica aberto às críticas. Mas se isso afeta a música e a mensagem, essa é a linha tênue, porque eles são um dos melhores grupos de rock´n´roll no mundo, sem dúvida alguma. Agora, será que eles precisam sacrificar essa posição por serem politicamente corretos? Eu acho que não. As pessoas precisam fazer aquilo pelo qual são apaixonadas. Eu acho que Bono é realmente um apaixonado. Ele realmente pensa muito sobre a dívida desses países, sobre a mecânica da coisa, sobre equações econômicas, e ele sabe porque as coisas não funcionam, então ele passa sua mensagem adiante. Algumas pessoas me perguntam "Rene, porque você faz essas coisas, e luta por elas? e eu digo "eu preciso fazer isso, essa é a minha conexão, é o que eu faço." E o jeito como faço as coisas não é formal. Eu não sou um designer de shows, eu sei disso. A situação é diferente, a experiência é diferente. Nos anos 60, meus ídolos eram Che Guevara e Fidel Castro. Hoje em dia, Che Guevara continua sendo meu ídolo. Já Fidel Castro, todo mundo tem perguntas demais sobre a situação em Cuba, incluindo eu mesmo, então é diferente. O mundo se transformou numa commodity, e você tem que ser inteligente o bastante pra entender todas essas mudanças. Quanto mais velho você fica, você tem que saber disso melhor ainda. Você precisa ter uma resposta. E essa é uma tarefa enorme. Bono tem corrido o risco. Ele é um homem que se arrisca."



Tradução: Maria Teresa

Leia a parte 5.


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Twitter: https://twitter.com/u2_vision
Facebook: https://www.facebook.com/U2VisionOverVisibility
Instagram: http://instagram.com/U2_Vision
Google+: https://plus.google.com/u/0/109901838418925515125/posts
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCOMXpAwoD6l3W5m4S1Odhmw
Dailymotion: http://www.dailymotion.com/U2_Vision
Vimeo: http://vimeo.com/u2vision
VK: vk.com/u2_vision
Tumblr: http://u2-vision.tumblr.com/
RSS: http://u2-vision-over-visibility.blogspot.com.br/feeds/posts/default?alt=rss
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ 

“É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário